Estamos esperando o relato de Leo para efetuarmos as constribuições. Lucas, pode começar o seu essa semana e Jorge tb! Afinal, temos um feriado chegando! bjsss
já lancei no Blog minha proposta de trabalho( Criação artística a partir da dança, brincadeiras e jogos)...Agora gostaria, se possível, que alguém ajudassse-me com relação aos comentários sobre o trabalho de Lucas e de Jorge...Ou seja onde devo postar os comentários sobre o trabalho deles?...No mais, é isso...Aguardo respostas.Obg.
Criação artística a partir da dança, brincadeiras e jogos.
A proposta é trabalhar com a dança, sobretudo com algumas das danças populares de Pernambuco (Frevo; Caboclinhos; Ciranda; Coco; Maracatu; Cavalo Marinho), os jogos (dramático e não dramáticos) e as brincadeiras enquanto “força de ignição” para a criação artística e construção corporal, alicerçada na pesquisa e no experimento. Usando, para isso, o ritmo (a partir do som, da música e das danças); os objetos (Cabo de vassoura; Pneus; Balões de bexigas; Cordas; Bolas de futebol; Latas de leite vazias; Barbantes ou cordões; Caixas de sapatos; Caixas de Papelão; Bambolês); as ações do cotidiano (torcer, flexionar, esticar, correr, andar, sentar, levantar, agachar, subir, descer, pular, girar e outras) e as brincadeiras infantis (parlendas, pula-corda, amarelinha, pique-esconde, pega-pegou ou pega-congelou, pula-carniça e outras), para gerar, assim, estímulos externos e internos no indivíduo. O objetivo é estimular, conscientizar e descobrir possibilidades corporais através destes elementos e das indicações apresentadas, para auxiliar pedagogicamente e artisticamente na criação, composição coreográfica, no aprendizado, no desenvolvimento sensório-motor, muscular, afetivo, social e cognitivo da criança ou do sujeito dançante. Busca dialogar com o universo infanto-juvenil e o lúdico-pedagógico, criando uma possível relação entre os sistemas da dança, das brincadeiras e dos jogos.
Então léu, não me lembro muito bem de como estava sistematizada as etapas da sua proposição em sala de aula. 1.ñ dá p/ abarcar tanta coisa nos objetivos, mas pensando nesse lugar pedagógico e na criação artística...lá vai! Pelo que vc descreve da sua pesquisa, relacionada as danças populares de pernambuco e essa idéia do corpo brincante, consigo visualizar a bricadeira com os exercícios do cabo-de-vassoura e as bolinhas, mas não os relaciono diretamente com as danças populares, e se essa for a proposta, você precisa frizar ou achar outros mecanismos de ignição... ...No final, quanDo você pede p/ dividir em grupos e formular uma proposição em dança, amparados no q tinhamos experimentado anteriormente, pensei em vc poderia ter lançado uma questão, além da sítese da aula e dos elementos. Isso nos tiraria daquele formato de célula coreográfica, apesar de nem todos terem feito desse modo.
o início da aula era uma música de nação zumbi? (pergunto, pois isso foi o que me troxe uma localidade pernambucana)
OBS: nossa, como é difício isso, mas podemos conversar mais teteatete...rs
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Ao chegar no consultório o médico perguntou:
O que você sente?
Não sabia responder. Havia acordado naquele dia olhou para dentro e estava
oco. Algo o rasgav...
Zezas no Rio
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A passagem pelo Rio de Janeiro foi super bacana! Muitos dias de zezice
pelas ruas de Botafogo, Jardim Botânico, Catete e Uruguaiana - rotas de
hospedagem, ...
Lab.Corpo - ministrada por Leo
ResponderExcluirCom os exercícios propostos não pude perceber nada além de um aquecimento coporal, trabalhando percepção, dinâmica......o q +...!
Gostaria de saber qual a idéia, pra daí partimos p/ um diálogo amplo.!
bjus a todos!
Leo,
ResponderExcluirA turma decidiu que a discussao parta dos seus relatos e relacoes estabelecidas com seus estudos, para depois contribuirmos com nossas opinioes.
Abracos.
Estamos esperando o relato de Leo para efetuarmos as constribuições. Lucas, pode começar o seu essa semana e Jorge tb! Afinal, temos um feriado chegando! bjsss
ResponderExcluirOi pessoal
ResponderExcluirjá lancei no Blog minha proposta de trabalho( Criação artística a partir da dança, brincadeiras e jogos)...Agora gostaria, se possível, que alguém ajudassse-me com relação aos comentários sobre o trabalho de Lucas e de Jorge...Ou seja onde devo postar os comentários sobre o trabalho deles?...No mais, é isso...Aguardo respostas.Obg.
COMENTÁRIO DE LÉU...
ResponderExcluirCriação artística a partir da dança, brincadeiras e jogos.
A proposta é trabalhar com a dança, sobretudo com algumas das danças populares de Pernambuco (Frevo; Caboclinhos; Ciranda; Coco; Maracatu; Cavalo Marinho), os jogos (dramático e não dramáticos) e as brincadeiras enquanto “força de ignição” para a criação artística e construção corporal, alicerçada na pesquisa e no experimento. Usando, para isso, o ritmo (a partir do som, da música e das danças); os objetos (Cabo de vassoura; Pneus; Balões de bexigas; Cordas; Bolas de futebol; Latas de leite vazias; Barbantes ou cordões; Caixas de sapatos; Caixas de Papelão; Bambolês); as ações do cotidiano (torcer, flexionar, esticar, correr, andar, sentar, levantar, agachar, subir, descer, pular, girar e outras) e as brincadeiras infantis (parlendas, pula-corda, amarelinha, pique-esconde, pega-pegou ou pega-congelou, pula-carniça e outras), para gerar, assim, estímulos externos e internos no indivíduo. O objetivo é estimular, conscientizar e descobrir possibilidades corporais através destes elementos e das indicações apresentadas, para auxiliar pedagogicamente e artisticamente na criação, composição coreográfica, no aprendizado, no desenvolvimento sensório-motor, muscular, afetivo, social e cognitivo da criança ou do sujeito dançante. Busca dialogar com o universo infanto-juvenil e o lúdico-pedagógico, criando uma possível relação entre os sistemas da dança, das brincadeiras e dos jogos.
Então léu, não me lembro muito bem de como estava sistematizada as etapas da sua proposição em sala de aula.
ResponderExcluir1.ñ dá p/ abarcar tanta coisa nos objetivos, mas pensando nesse lugar pedagógico e na criação artística...lá vai!
Pelo que vc descreve da sua pesquisa, relacionada as danças populares de pernambuco e essa idéia do corpo brincante, consigo visualizar a bricadeira com os exercícios do cabo-de-vassoura e as bolinhas, mas não os relaciono diretamente com as danças populares, e se essa for a proposta, você precisa frizar ou achar outros mecanismos de ignição...
...No final, quanDo você pede p/ dividir em grupos e formular uma proposição em dança, amparados no q tinhamos experimentado anteriormente, pensei em vc poderia ter lançado uma questão, além da sítese da aula e dos elementos. Isso nos tiraria daquele formato de célula coreográfica, apesar de nem todos terem feito desse modo.
o início da aula era uma música de nação zumbi? (pergunto, pois isso foi o que me troxe uma localidade pernambucana)
OBS: nossa, como é difício isso, mas podemos conversar mais teteatete...rs
acho q é isso!