RÁDIO

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Iguatemi (Ed)

Diferentemente das minhas visitas anteriores ao shopping Iguatemi, meu foco agora era investigar os indivíduos,aquele espaço e suas problematizações, no I piso percebi de imediato um deslocamento apressado e contínuo dos transeuntes,que em sua maioria são das classes populares,onde se esbarravam entre si, ainda sim sem perder o foco e o objetivo, era como se estivessem em busca de algo o tempo todo.
As lojas predominantes são as lojas de departamento onde se encontra de tudo e em grandes quantidades,as roupas são fiéis a moda mas são sempre réplicas e vendidas quase sempre em seus próprios cartões e carnês e divididos em até 12 o mais veses,A Limpeza de um moo geral existe mas não são bem monitoradas, assim como a orgaização das sua instalações sanitárias, estão sempre deixando a desejar.
Subindo para o II piso, percebi que o fluxo aumentou e o caos também, más ao mesmo tempo percebi que ali havia um misto de caos com ordem, onde tudo acontecia, a organização era melhor porém menos perceptível,assim como a limpeza, pois tudo era muito visceral naquele ambiente.
os transeuntes eram de todas as classes sociais e se confundiam no vai e vem, olhares que se cruzavam, se reconheciam, se descruzavam e se perdiam, os vendendores nas portas de suas respectivas lojas num flerte com seus supostos clientes em um jogo de sedução, carisma e interesse, e uma total flexibilidade das partes.
Esses corpos eram mais descomprometidos e mais espontãneos, iam e vinham, horas rápidamente, horas lentamente e assim estabelenciam aquelas relações, relações estas que se construiam e instataneamente se desconstruiam e seguiam seus fluxos.
Já no III piso me perguntei imediatamente, estou no mesmo shopping ?? rs... pois tudo era tão diferente, a iluminação, as lojas,a decoração, as pessoas enfim... os logistas sempre muito bem arrumados, e discretos em suas abordagens, que sempre eram dentro de suas lojas, nunca fora,os transeuntes mais calmos, e sempre com um olhar superior, a limpeza e organização principamente nos banheiros sempre impecáveis... enfim.
O que permanece pra mim, é aquela velha história de que vivemos num capitalismo selvagem, onde impera a hierarquia e um apartheid social, mesmo que maquiados e atrás das máscaras dos falsos moralistas e, as estúpidas retóricas dos seus pseudos ativistas !!!

Esta é a ordem natural das coisas no mundo ???


Galera eu tbm n acertei lançar no BLOG não... huahuahuhau HELP !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário