"A palavra design ocorre em um contexto de astúcias e fraudes. O designer é portanto um conspirador malicioso que se dedica a engendrar armadilhas. Outros termos também bastantes significativos aparecem nesse contexto, como, por exemplo, as palavras "mecânica" e "máquina". Em grego, mechos designa um mecanismo que tem por objetivo enganar, , uma armadilha, e o cavalo de Tróia é um exemplo disso. Ulisses é chamdo de polymechanikos, o que traduzíamos no colégio como "o astucioso" (der Listenreiche). A própia palavra mechos tem sua origem na raiz "magh-", que podemos reconhecer nas palvras alemãs Macht e mogen. Uma máquina, portanto, é um dispositivo de enganação, como por exemplo a alavanca, que engana a gravidade, e a "mecânica", por sua vez é uma estratégia que disfarça os corpos pesados."pg182
Trechos do texto "sobre a palavra design" do livro O mundo codificado de Vilém Flusser, editora Cosacnaify.
Questões a partir do texto de Flusser:
O muro e seus aparatos complementares (ferros, vidros e cercas elétricas) , se pensados enquanto design, seriam dispositivos de enganação, pois disfarçam um idéia de segurança e proteção para quem está atrás deles?
Em defesa da propriedade privada, a sociedade naturalizou o uso de determinados designs como ferro, vidros e cercas elétricas que tem sua eficiência em ferir e debilitar a integridade física ou, em alguns casos, matar quem ousar atravessar a fronteira imposta pelo muro.
Leo França
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