RÁDIO

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Visitação de muros – por Tarso Reis.




Visitação de muros – por Tarso Reis.





Proponente: Léo França.





- Interesses prévios apontados pelo proponente: intervenções artísticas em espaço público urbano; erotismo e violência (entendida como perturbação/desestabilização)



Atividades:



- Passagens por ruas com observação de muros e fachadas em 2 bairros próximos e de contextos distintos (Nordeste de Amaralina e Pituba);



Percepções: Fachadas muito personalizadas e “vivas” em Amaralina, já onde paramos o carro um enorme muro branco com árvores dentro e portão de metal (leveza do branco, natureza das árvores e rigidez do ferro) me fazem pensar que se trata de um terreiro de candomblé, fato não confirmado por Léo que já morou no bairro; em seguida um prédio de três ou quatro andares todo pintado de verde e amarelo (talvez pela proximidade passada da copa), (hoje de manhã pude ver que na verdade são 2 prédios, um verde e amarelo e outro amarelo e verde) mas não se trata de uma pintura tosca, eu arriscaria dizer que se trata de tinta envernizada, daquelas que brilham levemente á luz, as portas são de madeira e as grades existem apenas nos andares superiores com função de parapeitos, detalhe para a carranca colorida na entrada de um dos prédios; logo em frente o curioso prédio da Capoeira de Jesus, também com pintura caprichada e detalhes de flores na placa, enfim, as ruas e casas do Nordeste de Amaralina também se preocupam com segurança, algumas das casas têm grades e muros, porém estes dialogam poeticamente com casas de portas e janelas abertas e pessoas e crianças que conversam do lado de fora; Os metais e vidros colocados em topos de pequenos muros, ora têm formatos curiosos que lembram os naipes de um baralho feitos de metal, ora são coloridos como se mil coloridas garrafas tivessem sido utilizadas na concepção deste item curioso de segurança; Atenção especial apontada por Léo: em uma das ruas do Nordeste, uma casa com portão de ferro “guarda” sua chave pendurada no topo do portão, deixando o observador perturbado sobre a real função destes objetos ali expostos em conjunto.



Na observação de muros da Pituba, a primeira diferença com o momento anterior se dá na forma como fazemos o percurso (de carro ou moto), as ruas são muito largas e as casas acompanham esta lógica, um único muro destas ruas seria capaz de circundar 10 ou mais casas do Nordeste de Amaralina. Outro fato que me chama a atenção é a altura dos muros, que muitas vezes escondem completamente qualquer percepção do que estaria por trás deles, ou em outros de uma rua com casas no alto, guardam apenas a porta de entrada, deixando as residências no nível superior totalmente à mostra. A harmonização poética percebida na visita anterior é substituída pela intenção publicitária de alguns muros da Pituba, em um deles de aproximadamente 5 metros lê-se a propaganda sobre os poderosos serviços da cartomante Dandara, seria a Baldez? Rs... As representações de poder nestas ruas são muito claras, podem ser percebidas no material dos muros, portas e grades, que sugerem sutilmente o poder aquisitivo dos moradores destas residências.



No momento final estacionamos o carro numa bela e enorme praça (fim de linha da Pituba), lá pessoas correm ou fazem exercícios em equipamentos instalados por órgãos públicos, a praça certamente tem serviços de manutenção e jardinagem, pois nos sentamos em uma fresca e limpa sombra de árvore, não me lembro de nenhuma representação do poder público tão agradável como esta em Amralina, e me pergunto se estes opostos não são os mais fortes contribuintes para a alimentação do que está sendo observado : A violência. ?



As observações apontadas na roda permeiam este tema, compartilhamentos pessoais de vivências ligadas à violência e as possíveis influências destas na vida e comportamento do sujeito, inclusive interferindo na modificação do meio que este vive, com instalação de muros, câmeras e adoção do hábito de andar com sprays ou objetos que fortaleçam as capacidades cinestésicas de segurança.



Desdobramentos:



Postagem no blog sobre percepções e experiências;



Seleção de objetos ou itens que nos representem segurança para compartilhamento em sala de aula e confecção de um print screen (aqui sugerido como mural ou obra de arte?).



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