Relatório da Pesquisa de Campo Á Igreja Universal do Reino de Deus
Entramos na Igreja Universal do Reino de Deus, localizada na Avenida ACM, em pequenos grupos para que não ficasse muito claro de que estaríamos ali realizando uma pesquisa de campo, nos vestimos caracterizados na tentativa de nos camuflarmos no ambiente.
A igreja, de tão gigantesca, fazia com que as pessoas parecessem bem menores, o palco, onde se encontrava o bispo, era imenso e sua voz era amplificada para as várias caixas de som espalhadas pelo local.
Estava acompanhada de Sol e resolvemos sentar o mais próximo do palco, enquanto caminhávamos procurando alguma cadeira vazia, algumas pessoas pareciam se preocupar com a gente e nos indicavam lugares. Nos sentamos no momento em que uma multidão de obreiros avançavam pelo corredor distribuindo algumas folhas de papel que tinham duas marcas arredondadas e a palavra “GENOFLEXÓRIO”. Os obreiros são pessoas que cooperam juntamente ao roteiro do culto, ficam estrategicamente posicionados e espalhados pela igreja, de maneira visível e dispostos a ajudar os fiéis a qualquer dúvida.
A medida que as pessoas iam recebendo o papel, se ajoelhavam sobre ele e iniciavam uma sessão de desabafo, se exaltando através da palavra. A igreja foi tomada pelos gritos dos fiéis durante vários minutos.
Logo após esse momento de catarse, com todos já sentados, o bispo iniciou seu discurso, de uma maneira bastante elaborada sempre associando alguma passagem da bíblia a situações relacionadas ao cotidiano das pessoas. Algumas dessas situações eram fantasticamente exageradas e pareciam impressionar o público. O bispo usava como exemplo a sua vida para enfatizar do quanto se encontrava satisfeito por se encontrar submisso à palavra de Jesus.
Aliás submisso é o que mais retrata a situação daquelas pessoas que ficam hipnotizados por cada palavra dita pelo bispo e cabe a ele manter a atenção de todos voltado a sua pessoa, sempre pedindo para que todos continuem olhando para ele ou fazendo perguntas em que os fiéis respondam estabelecendo uma relação aparentemente próxima com todos.
RÁDIO
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário