RÁDIO

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lab de Corpo II - Relatório III (Iguatemi) - Natália

Visita realizada dia 05/10/2009 com encontro previsto na entrada principal do Shopping Iguatemi as 9:30h.


Cheguei com Thiago aproximadamente as 10h, e no local marcado já estavam Adriana, Isaura, Camila, Luna e Karina. Entramos no Shopping e esperamos os outros na praça de alimentação do primeiro piso, passado uns 15 minutos Sol chegou, tivemos uma breve conversa do que seria a visita e decidimos nos separar e iniciar a observação.


Com o MP3 o ouvido segui logo para o terceiro piso, estava com Adriana, Isaura e Thiago, ao chegar lá percebemos de cara o cheiro, o quanto era diferente do cheiro do primeiro piso, era um cheiro de perfume francês. Tinham poucas pessoas circulando e nenhuma delas aparentava ter pressa, o ambiente era silencioso e os pisos extremamente limpos e brilhosos. As pessoas que circulavam no terceiro piso pareciam nem ter passado pelo segundo e muito menos pelo primeiro piso, até porque nem precisavam, já que o estacionamento dava entrada direto ao piso 3, elas se comportavam de uma maneira “fina”, isso estava claro nas vestimentas, na forma de andar, de conversar e até de falar no celular ( ninguém gritava falando no aparelho). As lojas do terceiro piso eram as melhores do shopping, e as mais caras é obvio. Na praça de alimentação pude observar a amplitude e a quantidade de lojas e que bem maior que a do primeiro piso, e a iluminação vasta que o teto solar proporciona. Lá também se encontra o Multplex, complexo de cinema. Por fim fomos no tão falado banheiro. Banheiro novo, limpo, arejado e moderno, espelhos espalhados por todos os lados, portas de acrílico e até torneiras e secadores de mão de ultima geração.


Descemos para o segundo piso, onde eu posso dizer que é a classe media do shopping, um pouco de mais gente caminhando, e as lojas digamos que “razoáveis” como C&A, Renner, CVC turismo entre outras que a gente faz o cartão e divide em 10 vezes. rs

O banheiro já não é tão chique, os espelhos velhos e enferrujados, as portas de madeira e o cheirinho já não era aquele do terceiro piso.


Primeiro piso. Uma multidão de gente andando por todos os lados, elas corriam e faziam barulho conversando alto, umas até gritando no celular. Esse andar estava em reforma, o que dificultada o transito nos corredores. A loja de maior fluxo era as Americanas, os bancos também estavam lotados, afinal era dia 5. Pude observar também a escuridão do primeiro piso e o chão do térreo que é bem diferente do segundo e principalmente do terceiro piso. Para perceber o banheiro nem precisava entrar, no corredor já se sentia o mal cheiro, mas insistimos e entramos. Parecia banheiro de hospital publico (daqueles bem acabados), tinha até fila la dentro, pouquíssimos espelhos, azulejos e piso sujos e velhos.


Enfim, a desigualdade é estampada nos andares do Shopping Iguatemi. Adriana fez uma comparação ao Titanic. Primeira classe, segunda classe e terceira classe. A nobreza, a classe media e o povão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário