RÁDIO

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lab de Corpo II - Relatório III (Iguatemi) - Thiago

Conforme proposto em sala de aula, por nossa colega Sol Gonzáles, fomos no dia 05 de outubro de 2009, ao Shopping Iguatemi, em Salvador, com o objetivo de investigar a relação entre os diversos corpos que transitam neste espaço, identificando quais são as suas relações com o ambiente e que recursos são utilizados para dar ênfase a alguns sujeitos em detrimento de outros.

Realizamos nossa observação no turno matutino, pois a maioria da turma não se disponibilizou a estar envolvida com esta atividade no contraturno, fator que a meu ver não contribuiu para a proficiência da proposição, uma vez que o shopping neste horário tem um fluxo reduzido de pessoas, e de certa forma isto interferiu de maneira significativa no meu diagnóstico acerca do espaço.

No decorrer da nossa visita foi possível constatar alguns contrastes no espaço, sobretudo, no que tange a relação entre os corpos e a luz incidida sobre eles. Percebi que os graus de iluminação variavam de acordo com os andares que constituem o prédio, nos levando a supor que no último andar a luz seria mais forte para realçar as grifes e espaços destinados àqueles que possuem um poder aquisitivo maior.

Esta suposição está de certa forma arraigada a outros fatores que observei, como por exemplo: Os banheiros tinham configurações diferentes em cada andar, sendo a disparidade entre eles algo que focou a minha atenção. No primeiro andar o banheiro público era muito maltratado, sujo e com odores fortes. Enquanto no terceiro andar o banheiro era extremamente perfumado e agradável. Diante disso surgiu a seguinte inquietação: Será que a organização daquele espaço social pretende atender de maneira diferenciada o seu público levando em consideração a sua situação financeira?

Certo de que se tivéssemos realizado a nossa visita em condições de maior fluxo no shopping teríamos resultados mais claros e coesos, sugiro que voltemos a fazer novas observações neste espaço e com uma temporalidade maior, pois acredito ser interessante que façamos esta observação lidando com um número maior de variáveis independentes, e por conseguinte chegaremos a novas conclusões, tendo a possibilidade de confrontá-las na busca incessante pelas respostas para as nossas inquietações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário