RÁDIO

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lab de Corpo II - Relatório III (Iguatemi) - Karina

Dia 05 de outubro fomos fazer a visita ao shopping Iguatemi, conforme havia sido sugerido por Sol. Chegando lá, nos dividimos para percorrer o local. Sol, Luna, Camila e eu começamos pelo piso inferior e fomos subindo. Percebemos que, conforme íamos subindo, o nível das instalações ia melhorando. Observei a diferença de iluminação, o piso inferior bem mais escuro que os outros, o terceiro piso super iluminado, sobretudo na alameda das grifes.
O mais gritante para mim foi a diferença entre os banheiros. Fiquei chocada diante do mau cheiro e das péssimas condições do banheiro inferior, principalmente o do meio do corredor. Não se tratava apenas de ser antigo mas os materiais usados eram muito inferiores aos dos banheiros dos outros pisos. Os banheiros da praça de alimentação eram um pouco melhores mas mesmo assim nem se comparam aos da praça do terceiro piso, super luxuosos, iluminados, com torneiras e secadores de última geração, cheirosos e sem filas.
Embora tenhamos ido num horário de pouco fluxo (por volta das dez da manhã), pudemos perceber que o fluxo de pessoas vai diminuindo conforme subimos e que o ruído do ambiente é bem menor em cima.
Havia obras no primeiro piso e estavam bem expostas; trechos do chão onde faltava piso estavam cobertos por carpetes e às vezes por plásticos colados com fita adesiva, havia canos descobertos na parede e no teto. Achei curioso observar que um trecho em obras no segundo piso estava coberto por uma limpíssima malha branca de maneira que, se eu não estivesse ali como observadora, provavelmente não perceberia a obra. Fiquei me questionando como seria se houvesse uma obra no terceiro piso, o quão maquiada ela estaria.
As pessoas que circulavam em cada piso eram bem diferentes. É claro que por vezes víamos em um piso alguém que parecia mais com as pessoas que circulavam em outro, mas em geral, pude observar que o primeiro piso é bem mais popular, as pessoas usam roupas e adereços simples, tem um andar mais "despretencioso", poucas mulheres usam saltos (típico de quem anda de ônibus e caminha nas ruas). O segundo é mais misturado, mas, no terceiro em geral e na alameda das grifes em particular, as pessoas como que desfilam, falam baixo aos celulares, as mulheres geralmente estão de saltos altos.
Tive também a impressão de que o pé direito das lojas e corredores é mais baixo no primeiro piso e vai aumentando até o terceiro, que é bem mais alto. Não sei se essa sensação tem a ver com o fato de que o piso em baixo é mais escuro e vai clareando nos andares de cima, assim como a já citada iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário