RÁDIO

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Visita 2

Relatório 2 – Visita ao bar Âncora do Marujo

Laboratório de corpo

Breve situada:

O bar referido trata de um ambiente noturno, situado na Av. Carlos Gomes onde freqüentemente acontecem shows de artistas transformistas. Foi uma proposta minha de observar questões referentes a o tipo de corporeidade percebida nesse ambiente. Mais diretamente em minha pesquisa é importante perceber as relações de (des) aparecimento na maneira de se vestir, de falar e na postura adotada pelos artistas já mencionados. Essa abordagem permite uma aproximação com Stuart Hall no que diz respeito às múltiplas identificações que compõem o sujeito. Diferente da idéia de identidade única.

Para o amadurecimento dessa pesquisa seria interessante ter contato com os transformistas em ocasião de eles estarem vestidos com trajes masculinos. Neste caso poderia contrapor os pontos de observação na busca pela identificação de possíveis (des) aparecimentos.

Mesmo assim, alguns pontos se tornaram relevantes e indicam possíveis desdobramentos em experimentos corporais. Como: a construção de uma persona (caricata, como eles mesmos falam de si), a transfiguração do corpo com próteses nos seios e nas bundas, a maquiagem carregada, entre outros. Interessante também pontuar a dublagem das músicas. Pude relacionar o deslocamento da voz em áudio com a execução da música ao vivo com o desaparecimento da voz original em detrimento desse tipo de performance.

Existe um estado de atenção no corpo dos transformistas que acredito vir do exercício de improvisação. Á todo momento é travado um diálogo com o público que ao rebater impõe ao performer uma atualização de suas memórias em tempo real para que haja uma resolução que comporte o andamento da cena. Esse exercício é permeado por uma ambiência de embriaguez e isso se dá pelo fato dos transformistas estarem bebendo em cena. É possível identificar a evolução dos corpos no decorrer da performance, ou seja, o efeito do álcool faz com que se mantenha uma energia de agitação, ao mesmo que impõe certa instabilidade nos corpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário